Um grupo de jovens surfistas, conhecido como “Gangue de Salva-Vidas”, protagonizou um ato heroico ao resgatar uma criança e um adolescente de um afogamento na Praia do Gravatá, em Navegantes, Santa Catarina. O incidente ocorreu no final da tarde de sábado, 3 de janeiro de 2026, e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais.
Henrique Covilha da Silva, de 12 anos, e seus amigos estavam na praia quando perceberam que duas pessoas estavam em perigo no mar. Com a ajuda de uma prancha de bodyboard, eles conseguiram manter a calma das vítimas e evitar uma tragédia. “Alguém gritou que estavam se afogando, e eu disse para o Cadu: ‘Rema, rema!'”, relatou Henrique em um vídeo que já ultrapassou 4 milhões de visualizações.
Os jovens surfistas, que têm experiência no mar e alguns até treinamento em salvamento, agiram rapidamente. Embora tenham conseguido evitar o pior, especialistas alertam que o ideal é sempre chamar profissionais em casos de afogamento para minimizar riscos.
Com a viralização do vídeo, Henrique e seus amigos ganharam notoriedade. O pai de Henrique, Rafael da Silva, mencionou que um vereador local pretende homenagear os jovens com uma placa de moção, reconhecendo sua bravura e importância no salvamento.

